A Jane preparou uma nova dinâmica, na qual escrevemos direita e esquerda em dois pedaços de papel de cores diferentes. Depois, escrevemos as qualidades no nosso vizinho da direita e da esquerda em cada papel, respectivamente. Então, dobramos o papel. Depois passamos o papel da direita para o vizinho da direita e o da esquerda para o da esquerda. Após todos lerem em voz alta, a conclusão foi da importância de refletirmos sobre como as pessoas nos vêm.
O Júlio iniciou com 12 minutos de vídeo do Pe. Rafael Fernández sobre "Marcos históricos de Schoenstatt". No entanto, a ênfase não foi apenas conhecer momentos da história do movimento, onde a mão de Deus claramente se mostrou presente, mas verificar se a história de Schoenstatt está se repetindo na minha vida. Por exemplo: Quando aconteceu minha Aliança de Amor com a MTA? Como eu vivo agora esta história? O Movimento de Schoenstatt não é uma doutrina, ou seja, foi vivida pelo Pe. Kentenich e agora deve ser vivida por cada um de nós.
Depois de assistirmos o vídeo, refletimos sobre o assunto.
Em seguida, o Júlio fez uma revisão dos pontos que havíamos visto até agora, antes de iniciar o assunto do dia: "Segundo princípio: A ordem do ser é a ordem do agir.
Oração Inicial (Vanderlei e Andrea) |
- União harmônica e rítmica entre a natureza humana e a Graça de Deus;
- O homem redimido, segundo as intenções;
- Cada indivíduo representa uma união original;
- O homem nunca deveria existir sem a Graça;
- Humanidade sem religiosidade se transforma em brutalidade (pág. 59);
- O sacrifício da natureza deve ser orgânico, isto é, não praticado à toa;
- Fecundidade da União
- A natureza humana determina, de modo decisivo, direção e objetivo da Graça;
- Pedagogia da vida diária, Ideal da Pedagogia da Vida Diária, Estrelas: Sacrifício da Natureza, Aperfeiçoamento da Natureza, Elevação ou Transfiguração da Natureza;
- Entre as formas de mortificação: Autodomínio e Purificação ou Penitência para aperfeiçoar a naturaeza.
O próximo encontrou ocorrerá no dia 22 de agostoe de 2015, a partir das 9 h. A oração inicial ficou ao encargo do Valmir e o lanche do casal Vanderlei e Andrea.
Complementos:
- Se, por exemplo, quero saber como tenho de formar educandos - menino ou menina - é mister que eu estude a sua estrutura ontológica. As criaturas são ideias e desejos encarnados de Deus. Necessito ter clareza a respeito desta ordem do ser, a qual me indica seguramente como tenho de agir. O êxito não me cairá nas mãos de hoje para amanhã. Mas afinal, hie de colhê-lo e vencer tão certamente como Deus vence, se me orientar na ordem do ser. Não é preciso colher e ver logo o resultado, Deus o dará quando lhe aprouver (pág. 58, Linhas fundamentais...Pe. Kentenich).
- "Desordenado é todo o espírito que se desviou da ordem objetiva do ser, da ordem da vida (Santo Agostinho). O espírito, a criatura, a sociedade desordenadas praticamente vivem no inferno. O homem atual não goza de paz, traz gravado na fronte o sinete de Caim, a fuga de Deus. Sua característica é intranquilidade. Perdeu o seu ponto de gravidade. Este centro de gravidade é o Deus vivo e a ordem objetiva do ser, a lex aeterna, a lei eterna, que lhe é inerente, e por Ele, é inserida no mundo, na história mundial e na natureza do home. pág. 57, Linhas fundamentais...Pe. Kentenich.
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