domingo, 15 de novembro de 2015

Doutor Arthur Kelman

Uma das personalidades da fitopatologia e, particularmente, da bacteriologia foi o Professor Arthur Kelman. Ele desenvolveu o meio de cultura de cloreto de tetrazólio, seletivo para Ralstonia solanacearum. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em junho de 1997, no Simpósio Internacional sobre a Murcha Bacteriana, em Gosier, Guadaloupe, Antilhas Francesas. Naquela oportunidade, apresentei o trabalho intitulado "Population densities of Ralstonia solanacearum on six potato cultivars under field conditions", do meu orientado na época, João Leodato Nunes Maciel. A oportunidade de conversar com o Dr. Kelman foi facilitada pelo colega Carlos Lopes, da EMBRAPA, que também estava participando do evento e já o conhecia da época do doutorado em Madison, Wisconsin.
O Doutor Arthur Kelman faleceu aos 90 anos, numa segunda-feira, dia 29 de junho de 2009, em Raleigh, Carolina do Norte, EUA. 


Valmir Duarte e Arthur Kelman em Guadaloupe, junho, 1997.


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de Finados

Hoje à tarde, ao redor das 15 h, fui até Canoas, no cemitério Santo Antônio, visitar o túmulo da minha mãe, meu pai e meu avô materno. Rezei um terço por eles!

Túmulo 2385, Alexandre, Leocádia e Ramão. Na ordem alfabética, serei o próximo.

Alexandre (+1997), Leocádia (+2011) e Ramão (+2014)

Deixei um buquê de flores artificiais como homenagem!


O túmulo 2385 está ao lado do túmulo rosa!


Túmulo do Seu Adelso (+1997)


Túmulo dos avós paternos da Nara: Aurélio (+1970) e Alzira (+1984)


sábado, 22 de agosto de 2015

Quinto Encontro: O Amor como lei fundamental!

No dia 22/08/2015, sábado, a partir das 9 h, ocorreu o quinto encontro do Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias no Santuário Maria Cor Ecclesiae, Assunção, Porto Alegre, RS, com a presença de Júlio e Jane, Júlio e Cristina, Álvaro e Tânia, Flávio e Maria Ângela, Evaldo e Ana, Vanderlei (Gringo) e Andrea, Luis Fernando e Ana Tereza, Vera e Fanfa, e Valmir. A oração inicial foi preparada pelo Valmir e rezada no Santuário.

O Casal Vanderlei e Andrea prepararam o café, com chimia, pastas, bolachas e outras goludices. A forma como dispuseram tudo ficou harmoniosa e muito bonita!
A Jane preparou uma nova dinâmica.  Entregou uma folha A4 com o desenho da mão esquerda. Pediu para escrevermos o seguinte em cada um dos dedos:
Minguinho: Como estou me autoeducação?
Anelar: Como ser educador do próximo?
Pai-de-todos: Como ser educador na sociedade?
Fura-bolo: Quais as dificuldades para se autoeducar?
Polegar: O que facilita na autoeducação?
Palma da mão: Com quem ou com o que posso contar na autoeducação?
O Júlio iniciou com a revisão dos pontos dos últimos encontros e passou para uma exposição do Padre Rafael Fernandez, sobre os marcos históricos de Schoenstatt. Nesta oportunidade, o Padre Rafael falou sobre o primeiro marco, 18 de outubro de 1914. 

  • Fazer de nossos educandos o mesmo que o Padre Kentenich fez com os seus. 
  • Um reino se mantém com as mesmas forças que o criaram. 
  • Se o Movimento de Schoenstatt iniciou com uma Aliança de Amor, só se manterá com amor (Fé prática). 
  • Se não seguirmos o que o Padre Kentenich viveu, será outra coisa, mas não Schoenstatt (carisma, pedagogia, espiritualidade). Se o educador não aprofundar seu conhecimento sobre a proposta de Schoenstatt, não conseguirá ser schoenstateano.
  • Um ponto fundamental da vivência do Padre Kentenich foi enunciado por ele várias vezes: "Nunca fiz nada sozinho!"
O Amor como lei fundamental do universo!
  • São João: Deus é amor.
  • Originalidade: Deus faz tudo, o que Ele opera, em primeiro lugar por amor, através do amor e para o amor.
  • Sua onipotência e justiça estão a serviço do amor e sempre ficam na dependência dele.
O Homem
  • Devemos olhar o homem como reflexo de Deus. Também nele o amor deve ser o impulso original e dominar todos os outros impulsos.
  • O homem deve cuidar que o amor se torne sua lei fundamental de vida e educação. 
Comportamento do homem
  • O que eu faço e o que eu não faço, o que eu digo, tudo isso faço em primeiro lugar movido pelo amor.
  • Consequência para o educador. O amor de Deus é a grande força criadora na educação.
Qualidades fundamentais do Schoenstatteano:
  • Ser bem pessoal (dar atenção ao educando).
  • Caloroso
  • Cheio de alegria
  • Sacrifical
  • Vigoroso
Verdadeiros educadores são gênios do amor. O amor deve impelir todas as ações.
  • O que Schoenstatt espera dos seus educadores? Desafio: Tornar o amor no principal fundamento do pensamento e da ação.
O Júlio e a Jane apresentaram, nos minutos finais, um resumo do que encontraram sobre a dúvida da Maria Ângela no último encontro. Quando a Igreja foi fundada?

O próximo encontro será no dia 19 de setembro de 2015, sábado, a partir das 9 h. A oração inicial será realizada pelo casal Júlio e Cristina e o café ficará a cargo do Flávio e Maria Ângela.


sábado, 1 de agosto de 2015

Segundo Princípio: A Ordem do Ser é a Ordem do Agir!

No dia 01/08/2015, sábado, a partir das 9 h, ocorreu o quarto encontro do Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias no Santuário Maria Cor Ecclesiae, Assunção, Porto Alegre, RS, com apresença de Júlio e Jane, Álvaro e Tânia, Flávio e Maria Ângela, Evaldo e Ana, Vanderlei e Andrea, e Valmir. A oração inicial foi preparada pelo casal Vanderlei e Andrea, e rezada na Casa Tabor.
A Jane preparou uma nova dinâmica, na qual escrevemos direita e esquerda em dois pedaços de papel de cores diferentes. Depois, escrevemos as qualidades no nosso vizinho da direita e da esquerda em cada papel, respectivamente. Então, dobramos o papel. Depois passamos o papel da direita para o vizinho da direita e o da esquerda para o da esquerda. Após todos lerem em voz alta, a conclusão foi da importância de refletirmos sobre como as pessoas nos vêm.

O Júlio iniciou com 12 minutos de vídeo do Pe. Rafael Fernández sobre "Marcos históricos de Schoenstatt". No entanto, a ênfase não foi apenas conhecer momentos da história do movimento, onde a mão de Deus claramente se mostrou presente, mas verificar se a história de Schoenstatt está se repetindo na minha vida. Por exemplo: Quando aconteceu minha Aliança de Amor com a MTA? Como eu vivo agora esta história? O Movimento de Schoenstatt não é uma doutrina, ou seja, foi vivida pelo Pe. Kentenich e agora deve ser vivida por cada um de nós.
Depois de assistirmos o vídeo, refletimos sobre o assunto.
Em seguida, o Júlio fez uma revisão dos pontos que havíamos visto até agora, antes de iniciar o assunto do dia: "Segundo princípio: A ordem do ser é a ordem do agir.

Oração Inicial (Vanderlei e Andrea)


  • União harmônica e rítmica entre a natureza humana e a Graça de Deus;
  • O homem redimido, segundo as intenções;
  • Cada indivíduo representa uma união original;
  • O homem nunca deveria existir sem a Graça;
  • Humanidade sem religiosidade se transforma em brutalidade (pág. 59);
  • O sacrifício da natureza deve ser orgânico, isto é, não praticado à toa;
  • Fecundidade da União
  • A natureza humana determina, de modo decisivo, direção e objetivo da Graça;
  •  Pedagogia da vida diária, Ideal da Pedagogia da Vida Diária, Estrelas: Sacrifício da Natureza, Aperfeiçoamento da Natureza, Elevação ou Transfiguração da Natureza;
  • Entre as formas de mortificação: Autodomínio e Purificação ou Penitência para aperfeiçoar a naturaeza.
O nome original da MTA, um dos motivos pelo qual os seminaristas gostaram da imagem, era "Refúgio dos Pecadores".

O próximo encontrou ocorrerá no dia 22 de agostoe de 2015, a partir das 9 h. A oração inicial ficou ao encargo do Valmir e o lanche do casal Vanderlei e Andrea.

Complementos:

  • Se, por exemplo, quero saber como tenho de formar educandos - menino ou menina - é mister que eu estude a sua estrutura ontológica. As criaturas são ideias e desejos encarnados de Deus. Necessito ter clareza a respeito desta ordem do ser, a qual me indica seguramente como tenho de agir. O êxito não me cairá nas mãos de hoje para amanhã. Mas afinal, hie de colhê-lo e vencer tão certamente como Deus vence, se me orientar na ordem do ser. Não é preciso colher e ver logo o resultado, Deus o dará quando lhe aprouver (pág. 58, Linhas fundamentais...Pe. Kentenich).
  • "Desordenado é todo o espírito que se desviou da ordem objetiva do ser, da ordem da vida (Santo Agostinho). O espírito, a criatura, a sociedade desordenadas praticamente vivem no inferno. O homem atual não goza de paz, traz gravado na fronte o sinete de Caim, a fuga de Deus. Sua característica é intranquilidade. Perdeu o seu ponto de gravidade. Este centro de gravidade é o Deus vivo e a ordem objetiva do ser, a lex aeterna, a lei eterna, que lhe é inerente, e por Ele, é inserida no mundo, na história mundial e na natureza do home. pág. 57, Linhas fundamentais...Pe. Kentenich.

domingo, 21 de junho de 2015

Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias: Terceiro Encontro!

No dia 16/06/2015, sábado, a partir das 9 h, ocorreu o terceiro encontro do Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias no Santuário Maria Cor Ecclesiae, Assunção, Porto Alegre, RS, com apresença de Júlio e Jane, Júlio e Cristina, Levington e Alessandra, Álvaro e Tânia, Maria Ângela, Evaldo e Ana, Andrea, e Valmir. A oração inicial foi preparada pela Maria Ângela e realizada no Santuário.


A Jane preparou uma dinâmica, como exercício, a ser utilizada na reunião de grupos e envolveu a escolha de um cartão verde que tinha no verso uma atividade que deveria ser passada para o grupo na forma de mímica. O fato é que todos faziam a sua tarefa ao mesmo tempo. Isto resultou que a maioria não prestava atenção nos demais e se preocupava mais em fazer a mímica que explicasse a sua tarefa (serrando uma madeira, costurando, passando roupa, trocando um pneu, pregando um prego, assoprando para fazer bolinhas de sabão, recortando uma imagem de papel...). No final, cada um deveria explicar o que tinha entendido das mimicas dos demais.
Após a dinâmica, o Júlio abordou os seguintes pontos:
  • Pedagogia do Movimento de Schoenstatt (Pe. Kentenich)
    • Autoeducação
    • Educar educadores, precursor e profeta
    • Fundamentação; Vivência; Educação é a expressão do amor (Dom João Bosco)
    • Sistema de Educação Schoenstateana, inicialmente muito fechado, limitado ao círculo das irmãs, mas depois se percebeu que todos os grupos têm que ser protagonistas; vivemos um tempo que somos chamados a sermos protagonistas
    • Um fato que mostra os novos tempos: Äusência de casamentos na Alemanha; não significa o fim, mas a necessidade de um novo posicionamento;
    • Filosofia da Educação: "A ideia central do Sistema de Educação de Schoenstatt é desenvolver o ideal pessoal." Isto foi mencionado pelo Pe. Kentenich como conclusão de Friedrich Schneider, pedagogo e acadêmico; Friedrich reconhece o talento psicológico e pedagógico e a vinculação sobrenatural do Pe. Kentenich. 
    • Schoenstatt não tem uma pedagogia, mas é uma pedagogia.
    • O ideal de vida de José Engling foi "Ser tudo para todos.", morto na Primeira Guerra Mundial, 04/10/1917, mostra que o Pe. Kentenich foi o mentor deste tipo de educação. Estabelecer um ideal de vida individual e do grupo não encontra exemplos em movimentos ao longo da história. 
    • Teoria científica e vida;
    • Três princípios:
      • A ordem do ser é a ordem do agir;
      • A graça pressupõe a natureza, a graça não destroi a perfeição e eleva a natureza;
      • O amor como lei fundamental do universo.
O ser determina o dever e o querer.
O homem foi criado imagem e semelhança de Deus, mas não é réplica.
O homem novo na nova comunidade.
Uma das surpresas do "homem novo" é a sua normalidade. Poderíamos imaginar que, como uma roupa nova, isso significaria ser algo deslumbrante, glamoroso ou chamativo. Mas acontece que, na verdade, é o oposto. Devemos fazer o ordinário de forma extraordinária, mas não devemos parecer extraordinários.

O novo homem é o próprio ser humano simples, não apartado dos demais, mas permeado pela presença e pela ação de Cristo. 
Próxima reunião: 01/08/2015, sábado, a partir das 9 h.
Ler o terceiro capítulo do livro:
Padre José Kentenich, Linhas fundamentais de uma pedagogia moderna para o educador católico. Título original: "Grundriss einer neuzeitlichen pädagogik für den katholischen erzieher". Tradução do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Rua Domingos de Almeira, 849, Santa Maria, RS, Brasil, 1984.
A Andréia e o Vandereli ficaram encarregados da oração inicial.
A Tânia e o Álvaro organizarão o café e lanche.

Fontes de aprofundamento:
  1. Padre Kentenich e a Ideologia de Schoenstatt. Marta Rosa Borin
  2. Perspectivas com relação ao ensino Schoenstattiano em Londrina, PR: Considerações geradas por uma análise do tipo etnográfica. Prof. Drª Lídia Maria Gonçalves (A ordem do ser é a ordem do agir.)
  3. A Pedagogia do Pe. José Kentenich
  4. O Carisma Mariano de Schoenstatt
Comentários
Estimadas Famílias, boa dia. 
Encaminhamos o material trabalhado na última reunião. Não esquecer que conseguimos chegar até o primeiro princípio ou outros dois ficaram para a próxima reunião. 
Do Livro: LINHAS FUNDAMENTAIS DE UMA PEDAGOGIA MODERNA começamos a trabalhar o conteúdo da oitava conferência pg. 125. 
Por gentileza, Ana e Cristina, confiram se falta alguém na lista, tenho a impressão que falta o Sr. Fanfa e esposa (Vera), e aquele outro casal (Luis Fernando e esposa) que não gravamos o nome ainda, se vocês tiverem o endereço eletrônico deles, por favor encaminhem. Outro detalhe parece que a Maria Angela falou que eles tinham trocado o e-mail, se tiverem esse novo endereço, por favor encaminhem para eles, com cópia para nós, pois assim registramos o novo endereço. PAZ E BEM, Júlio
--------------------------------------------
A espera faz crescer os desejos santos; se os faz decair, é porque não eram verdadeiros desejos! São Gregorio Magno (c. 540-604), papa, doutor da Igreja, homilias sobre os Evangelhos.

sábado, 16 de maio de 2015

Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias: Segundo Encontro!

No dia 16/05/2015, a partir das 9 h, ocorreu o segundo encontro do Ciclo de Encontros de Formação da Liga de Famílias no Santuário Maria Cor Ecclesiae, Assunção, Porto Alegre, RS, com apresença de Ir. Áurea, Júlio e Jane, Júlio e Cristina, Levington e Alessandra, Álvaro e Tânia, Flávio e Maria Ângela, Luis Fernando e xxxxx, Vera e Fanfa, Evaldo e Ana, Vanderlei e Andrea, Valmir
Fanfa e Vera, Júlio e Cristina, Júlio e Jane, Ir. Áurea, Levingon e Alessandra, Pe. Kentenich, Evaldo e Ana, Vanderlei e Andréa, Maria Ângela e Flávio, Luis Fernando e xxxx, Álvaro e Tânia, Valmir
Oração inicial organizada pelo casal Vera e Fanfa, feita no Santuário.


          O Encontro foi organizado pelo casal Júlio e Jane. Ela iniciou com uma dinâmica de autoconhecimento do grupo. Distruibui um cartão com uma tarefa para cada um realizar no prazo de cinco minutos. As perguntas variaram de "Quem é vegetariano?", "Quem tem mais de 40 anos de casado?", "Quem nasceu no mês de outubro?", "Quem surfa?", "Quem sabe dançar fandango?", "Quem tem um irmão e uma irmã?", "Quem nasceu num lugar mais distante que mil quilometros?", "Quem não gosta de chocolate?", "Quem tem o nome José no nome?"...A dinâmica mostrou-se muito eficiente.

         Logo após, o Júlio e a Jane reservaram novamente a primeira meia hora para projetar uma das palestras do Padre Rafael Fernandez, do Instituto Padre Kentenich de Buenos Aires, Argentina. O Pe. Rafael explora a mensagem do Pe. Kentenich sobre a "Fé Prática na Divina Providência". Nesta palestra, o Pe. Rafael Fernandez falou sobre os seguintes tópicos:

  • Cristo vem como Redentor.
  • O peso do pecado varia com a quem pecamos.
  • Deus sempre visa nossa liberdade e dignidade.
  • Deus não é paternalista.
  • Deus nos criou sem nós, mas não quer nos salvar sem nós.
  • Os desígnios de Deus são inescrutáveis.
  • Exemplo do menino querendo transferir toda a água do mar para um buraquinho na areia. Seria o mesmo que se nós quisessemos entender completamente Deus.
  • Não sabemos nosso destino.
  • Embora Deus saiba tudo, temos que cooperar com ele.
  • Dar o timão a Deus, este é o desafio.
  • Deus quer me dar uma coroa...
  • Teremos muitas boas surpresas, mas precisamos confiar nele.
Observação: O vídeo mostra Pe. Rafael, com fundo escuro, um vaso com flores multicoloridas e um copo transparente parcialmente preenchido com suco de laranja, que não é tocada durante a palestra.  
          Depois da palestra do Pe. Rafael Fernandez, houve uma reflexão sobre os assuntos da palestra, acompanhado de café, chá e quitures. 
          Como é o mês de Maria, o Júlio apresentou alguns dos pontos realçados pelo Pe. Kentenich sobre Maria:
  1. A autoeducação em Schoenstatt
  2. Grande dimensão - Maria como a grande educadora; o Espírito Santo somente gera o espírito de Deus onde encontra Maria!
  3. No Documento de Fundação: "Queremos autoformamos como personalidades livres, ricas e sacerdotais, SOBRE A PROTEÇÃO DE MARIA."
  4. O Pe. Kentenich jamais falou "Confie em mim!"
  5. Convicção do Pe. Kentenich: Maria é a alma da minha alma!
  6. O pensar orgânico: O Pe. Kentenich sempre disse que foi Maria que lhe presenteou a maneira de pensar orgânico!.
O grupo foi até o Santuário da Casa Tabor onde cada um recebeu uma rosa amarela com um recado individual (ex. "Obrigado pelo gesto de carinho!"). Cada um de nós recebeu a incumbência de praticar o que dizia o recado até a próxima reunião. A rosa foi deixada no Santuário Maria Coração da Igreja.
O próximo encontro do Ciclo será no dia 20 de junho de 2015, terceiro sábado do mês, a partir das 9 h. O Júlio e a Cristina se encarregarão do café, chá e quitutes. 
No dia 31 de maio de 2015, domingo, o grupo coroará Maria no Santuário após a missa das 16 h. A oração de coroação será elaborada pelo casal Júlio e Cristina. A novena, que iniciará no dia 23 e se encerrará no dia 31, será organizada pelo casal Evaldo e Ana. Após a coroação, o grupo ficará em "Adoração ao Santíssimo" por 30 min.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Minuta da Reunião do Conselho Diocesano da Família de Schoenstatt da Diocese de Porto Alegre

Data: 14 de maio de 2015, quinta-feira
Local: Casa Tabor
Horário: 20 às 21h30
Presenças: Valmir Duarte (Coordenador do Conselho), Ir. Áurea Dotto (Instituto das Irmãs de Maria), Ir. Rosequiel (Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS)), Pe. Heitor Morschel (União dos Padres de Schoenstatt), Jülio e Cristina (Liga das Famílias), Flávio e Mara Ângela (Liga das Famílias), Lídia Suzana Demeneghi (Liga das Mães), Ana Maria (Liga das Famílias), Nelson e Ana Virgínia (União de Famílias), Sílvia Agnes (Liga Feminina), Eliete Franz (Liga Feminina), Luis Fernando (Guardas do Santuário), Diomar (Ramos das Mães)

Assuntos:

  1. Integração dos novos membros do Conselho (Julio e Cristina, Plínio e Dariane, Ir. Rosequiel, Pe.Heitor Morschel) 
  2. Aprovação da minuta da última reunião (04/09/2014). Aprovada. 
  3. Organização da programação do aniversáio do Santuário Maria Coração da Igreja que ocorrerá no dia 18/07/2015; 
    1. Missa das 16 h, Ir. Rosequiel contatará o Pe. Eduardo 
    2. Misssa das 20 h, Pe. Lucas 
    3. Confissões (Convidar o Pe. Gilberto) 
    4. Vídeo de 5 min (Falar com o Pe. Leandro, Pascom) 
    5. Brinquedos para a diversão de crianças, a partir das 14 h 
    6. Bancas 
      1. Cachorro-quente, bebidas
      2. Aliança de Amor
      3. Guardas do Santuário
      4. ...
    7. Assuntos gerais 
      1. Vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre e Projetos (Pe. Heitor)
      2. Campanha da Mão Peregrina de Schoenstatt (Ir. Rosequiel) 

Observação: A publicação "Vademecum", elaborada pela Central Nacional de Assessores do Brasil, foi mencionada como a referência para as "Diretrizes para o Conselho Diocesano da Família de Schoenstatt".





Vademecum, Central Nacional de Assessores, Brasil, Atibaia, 2014, www.maeperegrina.org.br

sábado, 11 de abril de 2015

Síndrome mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é causada pelo enterovírus 71, também chamado de vírus cosxackie, da família das enteroviroses. A síndrome leva esse nome, pois a sua característica é a presença de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta.