domingo, 15 de novembro de 2015

Doutor Arthur Kelman

Uma das personalidades da fitopatologia e, particularmente, da bacteriologia foi o Professor Arthur Kelman. Ele desenvolveu o meio de cultura de cloreto de tetrazólio, seletivo para Ralstonia solanacearum. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em junho de 1997, no Simpósio Internacional sobre a Murcha Bacteriana, em Gosier, Guadaloupe, Antilhas Francesas. Naquela oportunidade, apresentei o trabalho intitulado "Population densities of Ralstonia solanacearum on six potato cultivars under field conditions", do meu orientado na época, João Leodato Nunes Maciel. A oportunidade de conversar com o Dr. Kelman foi facilitada pelo colega Carlos Lopes, da EMBRAPA, que também estava participando do evento e já o conhecia da época do doutorado em Madison, Wisconsin.
O Doutor Arthur Kelman faleceu aos 90 anos, numa segunda-feira, dia 29 de junho de 2009, em Raleigh, Carolina do Norte, EUA. 


Valmir Duarte e Arthur Kelman em Guadaloupe, junho, 1997.


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de Finados

Hoje à tarde, ao redor das 15 h, fui até Canoas, no cemitério Santo Antônio, visitar o túmulo da minha mãe, meu pai e meu avô materno. Rezei um terço por eles!

Túmulo 2385, Alexandre, Leocádia e Ramão. Na ordem alfabética, serei o próximo.

Alexandre (+1997), Leocádia (+2011) e Ramão (+2014)

Deixei um buquê de flores artificiais como homenagem!


O túmulo 2385 está ao lado do túmulo rosa!


Túmulo do Seu Adelso (+1997)


Túmulo dos avós paternos da Nara: Aurélio (+1970) e Alzira (+1984)